Search

Quando as flores sorriem

Foto: Christian Freire Albrecht

Nada mais bonito que festejar a primavera com uma criança sorridente, de bem com a vida e alegre simplesmente porque curte a estação das flores.

Breakfest com tarifaço

Em parte, o café da manhã dos americanos esfriou depois dos tarifaços impostos a diversos países, Brasil entre eles. Embora bebam “chafé”, eles consomem muito café aguado ou não.

Depois vem o suco de laranja quando pifa a safra na Flórida. Madeiras trabalhadas de empresas gaúchas também entram nessa lista.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/conta-digital.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=novo-app&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

Então, o súbito amor de Trump por Lula tem explicação, ele quer um tete-a-tete com ele para discutir essas e otras cositas más. Em política tem que ter sorte também, mesmo sorte fabricada.

Porém…

O que atrapalha Lula é a economia fraca. E não adianta colocar mecanismos artificiais. Para entrar em parafuso é fácil e relativamente em pouco tempo; difícil é sair dela. É como travar uma jamanta de 16 pneus carregado até mais não poder em descida íngreme.

Essa não, seu Haddad

O Rio Grande perdeu tanta importância para o governo federal que o ministro Fernando Haddad disse que o Brasil já digeriu os efeitos do tarifaço. Só nos esqueceu de nós. O tarifaço foi um chute na canela, 85% dos produtos tarifados são gaúchos.

Pense bem

Ao escolher uma profissão ao entrar na universidade é evidente que você segue o coração e não a cabeça. Eu fiz isso há 60 anos e cheguei a um ponto da minha carreira que me tornou razoavelmente conhecido e até elogiado.

www.brde.com.br

Mas a cabeça reclama que sou mais pobre que rato da igreja. Jornalismo, como outras carreiras assemelhadas, deixam você esperto com o passar da idade. Assim, parece bom não é mesmo?

Fechado para a meia idade

Não é bom. Começa que os jornais preferem gente barata. Então, quando passar dos 50 anos, o mercado está praticamente fechado no Brasil, ao contrário de outros países que procuram gente experiente.

E agora vem outra ducha de água fria, desta vez de água gelada: o jornalismo é uma das profissões mais mal pagas e não é só no Brasil. Se você gosta de viver na glória, esteja à vontade. Mas isso inclui comprar roupas baratas e morar em conjunto tipo Minha Casa Minha Vida.

https://www.senar-rs.com.br/ateg/

Ah, mas você conhece jornalistas que ganham muito. Ok, mas qual o percentual destes bem sucedidos? Menor que jogadores de futebol com grandes salários. Tipo 5%.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre