A corrupção tomou conta não só dos grandes negócios públicos como também contaminou desde o grande tubarão branco até o lamparina. De alto a baixo, ela tomou conta até nos pequenos negócios. Perguntem a empresários que lidam com esse mundo, que já virou submundo, que nenhum antibiótico penal consegue curar.
Tá tudo dominado
Para usar outra metáfora, a corrupção – que antes era um câncer localizado – agora se espalhou geral, é a metástase incontrolável. O governo facilita essa doença cobrando uma carga tributária que ninguém aguenta.

Existe uma lei não escrita chamada Curva de Laffer. Em resumo, diz que a carga de impostos chega a um determinado ponto, a curva, que a sonegação vem a galope.
O fim do trabalho
Um governo assistencialista como o que aí está eliminou até a vontade de trabalhar com seus programas como bolsa família, auxílio desemprego, vale gás, vale isso ou aquilo. Empresários estão preocupados porque há vagas, mas ninguém quer ocupá-las.

Uma família juntando todas estas benesses consegue viver razoavelmente bem. Então, por que trabalhar? Aí o governo se alegra dizendo que o desemprego está baixo. Natural, não há tanta procura pelo trabalho formal, ora bolas.
Para não perder estes benefícios o povo faz bicos, que não deixa rastros. Não à toa o trabalho informal nunca foi tão elevado.

Não tem coisa mais chata que criança gritando em restaurante e os pais achando bonito.
Pensamento do Dias