Search
Search

Santo

Gaúcho bota estátua de santo em tudo quanto é lugar. Nem que seja em um altar de pedras.

Foto: André Pereira

É duro

Nunca o ditado “É duro nadar de poncho contra a correnteza” foi tão válido para os gaúchos. Ainda mais agora, que vem um frio de renguear cusco e o poncho ainda não secou.

Muro das lamentações

Brasília é mais que a Capital Federal, é a Capital das queixas. Lula se queixa de Campos Neto, presidente do Banco Central. Enquanto isso, o vice-presidente Geraldo Alckmin se queixa do Congresso. Já a ministra do Meio Ambiente Marina Silva se queixa dos fazendeiros e por aí vai.

O que eles deixam para quem perdeu tudo na enchente? Vão se queixar para quem?

Outra queixa

Braço da Odebrecht, a Odebrecht Engenharia e Construção soma dívida de US$ 4,6 bilhões e obteve, na Justiça, a recuperação judicial. A companhia alega que a crise financeira foi causada pela pandemia. Pensei que iriam falar do prejuízo causado pela Lava-Jato. Mas não.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/reconstruir-rs.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=conta_pj_reconstruir&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

Posse no BRDE

O ex-governador do RS Ranolfo Vieira Júnior assume hoje, às 11h, no Palácio Piratini o cargo de diretor-presidente do BRDE. A substituição obedece a um rodízio entre representantes dos três estados acionistas do banco (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

Vão bem, mas

Falo com um bocado de donos de restaurantes e lancherias. E a maioria me diz que os negócios vão bem, surpreendentemente. Parte da explicação se deve à falta de concorrência, porque o que fechou de operações gastronômicas não está no gibi. Logo, é preciso lanchar ou comer em algum lugar.  

Virada do cartão

Na sexta-feira de manhã peguei um lotação às 10h da manhã e o motorista disse eu era o primeiro passageiro do dia. Dava para notar que até o trânsito estava devagar quase parando. Um dos motivos é a virada do cartão, que normalmente acontece dia 30 ou 31. Como sexta foi 28, compras foram adiadas para hoje.

https://cnabrasil.org.br/senar

Efeito nas loterias

A partir do dia 15, os assalariados começam a ficar sem dinheiro, o que se reflete na diminuição de consumo e até na compra das loterias da Caixa. Podem observar que as apostas caem bastante depois do dia 15 e se acentuam à medida que chega no final do mês. Consequentemente, a tendência é acumular.

Bem mocinho

A RTP, televisão portuguesa, enviou uma equipe para entrevistar compatriotas que perderam seus negócios com a enchente. Um dos entrevistados foi Angelo Bessa, dono da Padaria Copacabana do Mercado Público. Perguntaram se ele se mudaria para um bairro mais alto. Bessa disse que não, afinal ele ainda era novinho, tinha só 80 anos…

Menos laranjas

Não esses da Lava-Jato. O Brasil, maior produtor e exportador mundial de laranjas e suco de laranja, enfrenta uma alta significativa nos preços da fruta e do suco devido a uma colheita mais fraca no eixo São Paulo-Minas Gerais. Motivos climáticos e um fungo chamado Greening.  

Aqui, já sabemos que a enchente afetou a produção de bergamotas. A destruição das estradas vicinais prejudicou o escoamento da fruta para grandes cidades.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre