Search
Search

O último recurso

A lembrança do velho Centro de Porto Alegre deixa veteranos melancólicos e jovens curioso. Afinal, o que tinha de tão especial a área central da Capital gaúcha?

Para começar a conversa, nada a ver com a área central de hoje. O Centro era um oásis.

Na Praça da Alfândega, quase ao lado dos cinemas Imperial e Guarani, ficava o Matheus, um misto de padaria com comida a quilo e lanchonete. Eram dois os pratos fortes: pernil em pão com um molho supimpa e o cachorro-quente. Para beber, Guaraná Caçulinha, suco de laranja ou batidas (vitaminas para os paulistas) de banana ou abacate.

Ali aglutinavam-se espécimes variados. Alguns de dia, outros de madrugada, porque a área era segura.

Nos bancos da praça, conversavam noite adentro intelectuais, filósofos ou insones. Entre os que frequentavam a praça, estava o doutor Zeca. Nessas horas tinha a acompanhá-lo um amigo, o V., baixinho ao extremo, que tinha em Zeca seu único confidente.

Mas era baixinho mesmo, a centímetros de ser, no politicamente correto, “pessoa verticalmente prejudicada”. Certa noite, o baixinho desabafou.

– Zeca, és o único a quem posso contar o meu drama. Não tens ideia da minha triste vida por causa da minha baixa estatura. Piadas e apelidos me acompanham desde a infância, pintor de rodapé, tampinha….

Soluçou.

– …eu sofro, Zeca, não aguento mais minha altura! E o pior é que não há solução, não posso fazer nada!

Zeca não perdeu a oportunidade.

– Já experimentaste aguar os pés?

Perdeu o amigo mas não a piada.

O Zeca também teve uma crise de hipertensão com chance de AVC em um bar. Entretanto, foi curado com uma overdose de coramina. Mas essa já é outra história.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre