Search
Search

O custo da prevenção

Com 26% do seu território embaixo de água, a Holanda fez um bilionário sistema para ganhar área produtiva. Mesmo assim, em 1953 houve extravasamento que aterrorizou o país, matando mais de mil pessoas.

Então eles refizeram o sistema que passou a exigir manutenção que custa 4 bilhões de euros  por ano. Dá uma ideia o quanto a Região Metropolitana de Porto Alegre teria que gastar.

No entanto…

Se tivéssemos  seguido o que um grupo de alemães projetou a partir de 1967, essa enchente teria sido minimizada. Com recursos do Banco Mundial, o sistema teria a extensão da Castelo Branco até São Leopoldo, servindo como dique para proteção contra cheias.

Também haveria uma elevada de seis pistas na avenida Mauá em cima do muro, única coisa que saiu do papel além da Castelo Branco.  

 Eu sei muito bem essa história porque, em 1967, eu era secretário da gerência de um banco e fazia, no tempo em que ficaram aqui, o câmbio do salário que recebiam em marcos alemães para a nossa moeda. Ficamos amigos e eles me contaram o projeto em detalhes, que incluía outras medidas de prevenção. 

 Brasil, o país das oportunidades perdidas.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre