Nos idos de 1971, quando era muito forte o programa de incentivos fiscais do famoso Fundo 157, que permitia abatimento do Imposto de Renda para aplicação em programas selecionados, o Nordeste tinha uma política agressiva de capitalização (para variar…). Era ruim para nossos projetos, como reflorestamento e pesca.
Isso incomodava até o Governo do Estado do RS, que, nos anos seguintes, promoveu campanhas para o Fundo 157 do Banrisul. Um deles foi uma espetacular criação da agência Publivar, em 1978, da qual eu fazia parte.
Voltando a 1971. Uma das peças publicitárias criadas pela pequena agência Inter Propaganda para a Corretora e Distribuidora Intersul, mostrava um chapéu de vaqueiro nordestino com a legenda “Tire esse chapéu da cabeça!”.
A criação foi de J. Prado Magalhães, e o diretor de arte era o hoje famoso pintor Antônio Soriano. Até no tamanho o anúncio era despretensioso, mas os nordestinos e seus governos chiaram de tal forma – alegaram que era preconceito – que esta parte da campanha teve que ser cancelada.
Tudo por causa de um chapéu de vaqueiro.